Páginas

sábado, 29 de março de 2008

Objetivo pretendido

Acabo de criar este Blog. A idéia é apresentar aqui minhas interpretações das várias notícias que aparecem nos diversos meios de comunicação atual. Especialmente, claro, aquelas que estão apresentadas de forma massiva pelos diversos jornais e revistas no Brasil e no mundo (acessíveis pela Internet, claro). Tenho observado que a mídia tem se prestado a realizar um papel muito importante aos governos e às corporações. Produzem sua pauta de acordo com os interesses dessas entidades, em especial. Sei que esta minha idéia não tem nada de original. É tão antiga quanto o Homem, a partir do momento em que iniciou sua necessidade de comunicação com outras pessoas. Por isso, vou colocar minhas impressões sobre tudo que recebo. E aqui vale – por exemplo – a avaliação que faço quando assisto, ou tomo conhecimento por meio de: a) Jornais; Revistas; e, Livros; b) Telejornais ou notícias divulgadas pelo Rádio; c) Programas de TV (novelas, desenhos, programas de massa, etc.); d) Filmes e séries (especialmente americanas, que nos chegam mais facilmente); e) Etc. É minha impressão de que a humanidade é formada por um grupo único de seres, guiado por uma grande mão invisível (minha pretensão é ir um pouco além de Adam Smith em "A Riqueza das Nações") que faz com que a grande roda da evolução se processe. Esse é o objetivo pretendido! Caso você tenha alguma análise pessoal sobre esse tema terei grande satisfação em apresentar as minhas impressões.

2 comentários:

  1. ESTIMADO AMIGO ANTÓNIO SIQUEIRA,

    Comunicação é o elo principal e o meio mais usado entre todas as criaturas que se negam a estagnar e a reduzir-se á sua interioridade que traduzem solidão e anonimato.

    Para quem o conhece, e estima, sabe que não é essa a sua posição na vida.
    Sabemos também de suas muitas ocupações profissionais, cívicas, e pessoais...e por isso este seu Blog será mais um esforço acrescido.

    Por outro lado comentar, criticar ou louvar, tem seus riscos...

    Mas é evidente que também terá seus louros.

    Desejo-lhe que estes últimos suplantem e compensem todos os outros, e sejam motivo de muita satisfação, de comunhão e de elevado nível na informação e formação de opiniões, controversas mas positivas, com bom senso, inteligência, e clarividência cultural.

    -E porque fala em avaliar Jornais, lanço desde já á discussão um parecer sobre a nova apresentação tão préviamente anunciada do JORNAL GAZETA DO POVO ...
    -Em minha modesta opinião o resultado é manifestamente uma desilusão negativa.
    Perdeu em síntese, em apresentação e seleção dos destaques, em imagens, em forma e em conteúdo.

    Parece agora apenas e mais um jornal provinciano de opinião,com artigos jornalísticos longos e personalistas, que certamente a maioria dos leitores não terão disposição nem tempo de ler...
    Dando muitas vezes destaque a notícias e fatos meramente pessoais e de cariz caseira e relação pessoal, desdenhando tantos acontecimentos de ordem económica do interesse geral.
    Não entendo como pode o pretenso melhor jornal do estado do Paraná, dar preferência a destaques de meros acontecimentos sociais, em prejuízo e ignorância do meio empresarial, que são a mola e a base real de toda a sociedade.

    Como lamento ter perdido o meu exemplo do melhor jornal do Brasil e mesmo de além fronteiras, pois assim o considerava e anunciava, como leitor e assinante.

    Sinal de novos tempos...de novos dirigentes...que mudam apenas por mudar, a quem apenas desejamos que com mais experiência e respeito á profissão e á empresa que representam, consigam encontar melhor forma de servir a população, a sua cidade, o seu estado e o seu País..."o gigante pela própria natureza,... BRASIL"

    JBC

    ResponderExcluir
  2. Grato amigo José Brandão pelos seus comentários. Tenho ciência do risco. Só que ficar calado é muito difícil. De mais a mais o que lhes sobra na truculência lhes falta em autoridade moral...
    Quanto a imagem da Gazeta do Povo partilho de sua decepção.

    ResponderExcluir