Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE

Leia a matéria deste link, antes de continuar no post: Brasil é o país que pior investe dinheiro de impostos

Essa notícia, sobre a má aplicação do valor arrecadado com impostos, não deve abalar ninguém que a lê. Afinal são tantos anos que vemos essa forma de governo que já nos acostumamos a pagar dobrado por tudo o que é essencial e já deveria estar coberto - em grande parte - pelo Estado.

É assim com a Saúde, que devemos ter um plano privado se quisermos ter garantia de atendimento mais adequado do que é oferecido pelo Estado.

É assim com a Educação, pela qual devemos escolher escolas particulares, ou pagar professores particulares, para dar suplementação à nossa educação e aos nossos filhos.

É assim com a Segurança, que requer que tenhamos uma série de formas próprias para nos garantir contra os riscos que há na convivência em sociedade.

É assim com Transportes, que obriga ao trabalhador uma infindável série de peripécias para, após um bom número de horas de seu dia, poder chegar ao local de seu trabalho; ou dele voltar até sua casa.

Essa questão do Bem Estar da Sociedade é de grande importância para todos. Nós Cidadãos e, claro, ao próprio Estado, caso deseje manter um crescimento sustentável.

O Brasil é o último colocado em termos de retorno que oferece ao cidadão em troca de todo tributo que arrecada. É preciso que haja consciência de cada um de nós sobre a grande importância disso para a nossa vida.

E não adianta dizer que não se interessa pelo assunto por ter sua situação financeira equilibrada e "não ter disposição para ligar-se a problemas dos políticos e das empresas".

O caso é gravíssimo e requer a atenção de todos sobre ele!

Faça uma reflexão sobre o artigo... e coloque sua opinião, seu comentário ou qualquer outra manifestação que possa ligar-se a alguma atitude efetiva e objetiva para mudar para melhor a situação em que nos encontramos.

Algumas atitudes possíveis:
  • Exigir nota fiscal de todas as compras que realiza;
  • Conhecer o tributo que está sendo pago em cada uma das compras ou gastos que é realizado;
  • Num país como o nosso todos pagam impostos. E pagam muito!
  • Acorde e desperte outras pessoas que você conhece...
Nossos filhos e netos merecem uma país e um futuro melhor do que este que lhes estamos reservando por nossa inércia!

2 comentários:

  1. A inércia parece ser algo endêmico desse país. Monteiro Lobato já falava da lombriga que infestava a população no início do século XX e que tinha como principal consequência a inércia e a inapetência para fazer qualquer coisa.
    Será que alguma coisa mudou desde lá? Parece que não. Afinal quem vc conhece que toma lombrigueiro hj em dia ? Coisa mais antiga. Melhor fazer muitas ressonâncias magnéticas. Matar as lombrigas não mata, mas é chic pra caramba!
    A roubalheira ainda vai ter que continuar por mais tempo até esse bando de acomodados e preguiçosos acordem!
    Afinal agora já podemos pensar em juntar algum dinheirinho já que até o mês passado estivemos trabalhando pra sustentar essa quadril...opsssss, o governo. Por muito menos aconteceu a Inconfidência Mineira. Ah, espera, quem disse que alguém vai saber o que foi isso? Afinal os livros que ensinam que 10-4=7 não vão conseguir falar do que foi esse movimento histórico.

    Ótimo post!

    http://inteligencia-de-mercado.blogspot.com/2011/06/cyber-war.html

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo brilhante comentário.
    E olha que eu ando me esforçando para entender por que 10 - 4 = 7...
    Acho que faz parte da lógica de governo... Você ganha 10, devolve 7 na qualidade de: impostos; taxas; contribuições; serviços que deveriam ser do estado e que você tem de pagar; e tantos outros.
    Para que você "não se rebele" eles dizem que você ficará com 4.
    Devem ser mágicos... Apesar que antigamente, quando algum aluno apresentava esse tipo de resultado sofria severa reprimenda do Professor.
    Saudade do tempo em que existiam professores...

    ResponderExcluir