Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

2010! É o futuro acontecendo agora…

Raymond Kurzweil afirma nesta entrevista que em breve seremos uma nova forma de vida…
A continuidade da vida humana passará a ser mesclada com a tecnologia que já vem sendo pesquisada, e adotada experimentalmente.
Estaremos mais próximos a um tipo de ser com grande capacidade de criação e inteligência. Fica a dúvida com relação aos aspectos da emoção, que nos torna Anjos ou Bestas Feras.
É a emoção e não o intelecto que nos faz diferentes dos demais seres vivos. É por meio dela que somos levados à criação, aos momentos de “insigth”, à compaixão…
Recomendo que assista o vídeo até seu final…

Várias ideias nos surgem. Seremos seres com grande capacidade de comunicação? Será que teremos uma parte em nosso corpo onde será possívele estabelecermos conexão com todas as pessoas? Ou somente com quem decidirmos nos “conectar”?
De onde proverá a energia necessária à manutenção desse novo ser? Continuaremos a ingerir alimentos semelhantes aos que hoje usamos? Ou ser’que o Sol passará a ser nossa permanente fonte de energia?
Acumularemos energia suficiente durante o dia para quantas noites, ou dias sem Sol?
O que mais impressiona no depoimento é que já foi dado iníncio a esse novo modelo. A ciência vem realizando experiências cada vez mais ousadas…
É como dizia-se antigamente: “Quem viver, verá…”

Ainda não foram editadas as entrevistas seguintes na Globo. Quem se interessar poderá conhecer mais visitando o BLOG da HSM, com o Post sobre A Singularidade de Raymond Kurzweil.

6 comentários:

  1. Fantástica a entrevista. Quero ver a segunda parte dela!! Concordo com tudo.

    Em 1995 meu pai, que tinha artrose nos joelhos, fez uma cirurgia para colocar prótese e poder caminhar. E isso vem sendo feito há muito tempo. Pessoas que perdem as pernas em acidentes, colocam pernas mecânicas ou braços.
    O computador, há muito tempo atrás chamava-se cérebro eletrônico, pois sempre foi visto como uma extensão do cérebro humano.

    Quer coisa melhor do que saber que não precisamos lembrar de tudo, que temos um HD interno ou externo no computador que funciona como uma memória secundária? Nem guardar números de telefones, que já estão gravados na memória do celular?
    Já somos ciborgues e não nos demos conta disso.

    Nanorobôs na corrente sanguínea que liberarão a insulina na hora certa. Que caminharão pelas artérias fazendo a desobstrução necessária no local exato.

    A ficção sempre se antecipa à realidade. Aquelas imagens holográficas de Star Wars, em breve estarão disponíveis. Não será mais necessário um monitor para acessar os dados, que já estão migrando para a cloud computing.
    Se não me engano o nome disso é século XXI!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que já tem mais disso e já estão mais adiantados do que diz o Kurzweil. Muito preocupante pois divide a Humanidade mais uma vez. Não me vejo polidora de parafusos do alheio mas se nos distraem com filas em postos de saúde, mau atendimento de convênios médicos, a necessidade de procurarmos alimento saudáveis etc... não passamos disso. Os donos da Terra tomam 150 pílulas por dia enquanto nós estamos falando de transgênicos ou não, orgânicos ou hidropônicos... Fala sério! Gostei não.

    ResponderExcluir
  3. Complexa esta discussão. A idéia inicial é ficarmos chocados e negarmos até, mas há sim possibilidade de acontecer. Há de se observar o avanço da tecnologia a rapidez das informações do mundo globalizado. O que ocorre é que estaremos sempre lidando com seres humanos, seres egoísta e adoradores de dinheiro e poder. E é daí o grande problema cuja solução esta bem longe de qualquer software resolver.

    ResponderExcluir
  4. É uma discussão realmente complexa, cheia de contradições.
    A maior contradição, entretanto, não é o avanço da Tecnologia ou sua aplicação na área da Saúde (ou eternização de uns poucos, como revela o Sr. Kurzweil).
    A questão básica está nas características ancestrais do Ser Humano. Ele nasceu predador e tudo o que criou ao longo da história foi para "buscar sobreviver um pouco mais", mesmo que à custa da Natureza ou de seu igual...
    Nunca foi tão atual o Livro: "Adimirável Mundo Novo".
    A própria ideia de deificação do ser humano fica colocada ao lado, se entendermos que a busca permanente do poder e da exploração de todos os demais terá continuidade.
    Àquele que tiver dinheiro e estiver próximo da morte bastrá troar alguns parafusos e fios, para continuar a exercer seu poder.
    Tudo é uma questão de escolha! Como sempre, aliás...
    Agradeço os comentários. Todos muito pertinentes e intelientes.

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio CArlos, bem vindo ao Vitrine2009. Será sempre um prazer recebê-lo no Vitrine e trocar ideias com você.

    Dúvidas, críticas e sugestões estarei a disposição para o que puder... abraço!

    ResponderExcluir
  6. E A TORAH TEM RAZÃO;
    É VERDADE, PARECE QUE TUDO ESTA NOS ENGANANDO.
    CAIAM NA REALIDADE,E VEJAM OS ACONTECIMENTOS EM TODO MUNDO,A MIDIA ESTA MOSTRANDO,TODOS ESTÃO VENDO,MAIS ALGUNS FAZ DE CONTA QUE NÃO VER!DESDE QUE O BRASIL EXISTE NUNCA VAMOS DEIXAR DE DIZER:ADEUS,VAI C/DEUS,DEUS TE AJUDE,AI AMEU DEUS,TENHA MISERICORDIA DEUS,E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir